Benefícios de praticar judô na infância

Chibana criançaO judô foi criado em 1882 por Jigoro Kano e no Japão, significa “caminho suave”, onde o principal conceito é utilizar a força do oponente contra ele próprio. Sua filosofia e valores se expandiram mundialmente por ser um esporte que estimula ideias de não-violência, disciplina e respeito. Essa filosofia também pode ser muito bem aproveitada na infância. Por isso, vamos citar alguns dos benefícios do judô para crianças.

A prática regular do judô pode estimular os pequenos em vários aspectos. Como por exemplo a atingir o aspecto mental e físico, desenvolver valores e uma visão diferente sobre o mundo. Além disso, o judô é considerado um esporte completo e muito saudável para o crescimento.

A disciplina é um dos aspectos mais importantes para as crianças, pois o esporte tem muitas regras. Para o objetivo ser alcançado, existem movimentos que são permitidos e outros que não são, e elas devem respeitar, assim como mostrar respeito aos seus mestres, outra lição tirada para a vida. Além disso, também pode ajudar os pequenos na coordenação motora.

 “O judô me ajudou muito na parte de coordenação motora. E eu era uma criança bem agitada, então fazia eu gastar bastante energia”, ressaltou Chibana.

Veja os benefícios do judô para crianças:

  • Desenvolvimento de coordenação, velocidade, força e equilíbrio
  • Autoconhecimento e controle do próprio corpo
  • Respeito aos companheiros. Mesmo sendo uma modalidade de contato, ensina muitos valores, como tolerância, educação, companheirismo e trabalho em equipe.
  • Estimulação do pensamento tático. É um esporte muito veloz, que obriga a criança a tomar decisões rápidas, dependendo do movimento do adversário.

O judô também pode ajudar crianças que são muito tímidas e possuem dificuldade de relacionamento e socialização. Mesmo sendo um esporte individual, destaca o trabalho coletivo e a amizade. Ou seja, crianças tímidas podem melhorar os relacionamentos com familiares e amigos.