Charles Chibana fala sobre o caminho para o Campeonato Mundial no Lance

Todas as segundas-feiras o jornal Lance, maior diário esportivo do Brasil, reserva um espaço em sua edição impressa para trazer depoimentos de atletas. Chama-se “Espaço dos Campeões” e nele figuram atletas de todas as modalidades. Na última semana, foi a vez de Charles Chibana de trazer o seu relato. Confira na íntegra abaixo:

Olá leitores do Lance, aqui quem fala é Charles Chibana, atleta de Judô do Esporte Clube Pinheiros e da Seleção Brasileira, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Queria contar a vocês que no próximo final de semana, vou embarcar para a China, onde vou disputar o Grand Prix de Hohhot a partir do dia 25. Essa é uma competição chave no nosso planejamento para a temporada, porque os pontos conquistados nela vão ajudar a definir quem vai disputar o Campeonato Mundial, que acontece em setembro no Azerbaijão.

Vai funcionar assim: Os nove atletas brasileiros mais bem colocados no ranking, depois de somados os pontos do Grand Prix, vão para o Mundial. Essa regra é igual para o feminino e para o masculino. E no momento, eu sou o segundo brasileiro e estou no 13º lugar no ranking, com 2.434 pontos.

Os treinos estão muito fortes e bem intensos. Estou treinando bastante correção de golpe, postura durante a competição, procurando evoluir sempre. Quero subir um degrau a cada dia de trabalho no tatame. As expectativas para o Grand Prix são as melhores. Eu sempre entro nas competições focando o lugar mais alto do pódio. Claro que tem as adversidades, mas tanto eu como todos os atletas de Judô sempre estamos trabalhando muito para alcançar os objetivos.

O Grand Prix é uma competição muito forte e uma das principais do calendário internacional, assim como o Grand Slam, por exemplo, que eu também disputo. E no caso deste especificamente, que vai acontecer na China, vão os melhores atletas da Ásia inteira. Será duríssimo, mas estamos treinando bastante aqui para poder chegar no objetivo final, que é a medalha de ouro. Conto com o apoio de todos, acompanhem a competição pelas minhas redes sociais, curtam a minha página no Facebook e me sigam no Instagram. A torcida de vocês é muito importante. Forte abraço e até a próxima!

Charles Chibana