Charles Chibana representa o Pinheiros no Troféu Brasil Interclubes neste fim de semana

chibanapinheirosJá é tradição e este ano não será diferente. O Troféu Brasil Interclubes reunirá os maiores nomes do judô nacional em Taubaté, no Vale do Paraíba Paulista, no próximo final de semana. Entre os 465 atletas de 99 clubes inscritos para a disputa desse ano estão alguns dos judocas convocados para os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e que se apresentarão para a Concentração da equipe em Mangaratiba no dia 23 de junho. São eles: Charles Chibana (EC Pinheiros/SP), Alex Pombo (Minas TC/MG), Tiago Camilo (EC Pinheiros/SP), Luciano Corrêa (Minas TC/MG), Rafael Silva (EC Pinheiros/SP), Nathália Brigida (Minas TC/MG), Érika Miranda (Minas TC/MG), Mariana Silva (Minas TC/MG), Maria Portela (Sogipa/RS) e Mayra Aguiar (Sogipa/RS). Essa é uma mostra da força dos clubes brasileiros.

“O Troféu Brasil foi pensado para valorizar e dar ainda mais visibilidade a esses nossos grandes parceiros que são os clubes. A sintonia entre eles e a Confederação é cada vez maior. O crescimento contínuo e a manutenção da modalidade entre as mais vitoriosas do país passa prioritariamente por essa parceria”, disse o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.

Junto ao Troféu Brasil será disputado o torneio qualificatório para Grand Prix Nacional. Serão oito entidades esportivas no masculino representando seis Federações (Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). No feminino, oito clubes de cinco Estados (Espírito Santo, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) vão participar do certame. A disputa do Grand Prix é por equipes, diferentemente do Troféu Brasil que é uma competição no formato individual.

Em número de inscritos, as instituições que mais se destacaram foram o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, que levará 32 atletas para a competição. Com apenas um judoca a menos, o Judô Comunitário Instituto Reação ficou na segunda colocação. O Minas Tênis Clube com 30 e a Sogipa com 24 completam a lista das maiores delegações. O carioca Jequiá Iate Clube (17), os paulistas Sociedade Esportiva Palmeiras (16) e Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Campos (15) e a catarinense Fundação Municipal de Esportes de São José (15) também contam com um bom número de judocas em suas equipes. Em 2014, Minas, Flamengo e Sogipa formaram o pódio do masculino e Sogipa, Minas e Pinheiros ficaram com ouro, prata e bronze no feminino.

A competição será realizada no Ginásio Poliesportivo Abaeté nos dias 13 e 14 de junho a partir das nove da manhã. No sábado, serão disputadas as categorias superligeiro, ligeiro, meio leve, leve, meio médio e médio. No domingo, o Troféu Brasil termina com as lutas da categorias meio pesado e pesado. Logo na sequencia, acontecem as disputas do Qualifying do Grand Prix.

Confira a lista dos atletas que são de seleção e estarão no Troféu Brasil:

Ligeiro
Allan Kuwabara (Paineiras/SP)
Eric Takabatake (EC Pinheiros/SP)
Phelipe Pelim (EC Pinheiros/SP)

Meio Leve
Breno Alves (EC Pinheiros/SP)
Charles Chibana (EC Pinheiros/SP)
Diego Santos (Sogipa/RS)
Gabriel Pinheiro (Cia do Judô/PE)
Ricardo Santos Júnior (Minas TC/MG)

Leve
Alex Pombo (Minas TC/MG)
Eduardo Katsuhiro Barbosa (AJ Vila Sônia/SP)
Igor Pereira (JCI Reação/RJ)
Marcelo Contini (EC Pinheiros/SP)

Meio Médio
Bruno Mendonça (AJ Rogério Sampaio/SP)
Felipe Costa (EC Pinheiros/SP)
Leandro Guilheiro (EC Pinheiros/SP)
Rafael Macedo (Sogipa/RS)

Médio
Eduardo Bettoni (Minas TC/MG)
Gustavo Assis (Minas TC/MG)
Tiago Camilo (EC Pinheiros/SP)

Meio Pesado
Gabriel Souza (EC Pinheiros/SP)
Hugo Pessanha (Minas TC/MG)
Luciano Corrêa (Minas TC/MG)
Rafael Buzacarini (AJ Vila Sônia/SP)
Renan Nunes (Sogipa/RS)

Pesado
Rafael Silva (EC Pinheiros/SP)

Ligeiro
Gabriela Chibana (EC Pinheiros/SP)
Nathália Brigida (Minas TC/MG)

Meio Leve
Eleudis Valentim (EC Pinheiros/SP)
Jéssica Pereira (JCI Reação/RJ)
Rafaela Barbosa (ABLE/AM)
Raquel Silva (JCI Reação/RJ)

Leve
Érika Miranda (Minas TC/MG)
Flávia Gomes (EC Pinheiros/SP)
Tamires Crude  (JCI Reação/RJ)

Meio médio
Danielle Karla Oliveira (CR Flamengo/RJ)
Ketleyn Quadros (Minas TC/MG)
Mariana Silva (Minas TC/MG)
Veronice Chagas (Sogipa/RS)

Médio
Bárbara Timo (CR Flamengo/RJ)
Maria Portela (Sogipa/RS)

Meio Pesado
Mayra Aguiar (Sogipa/RS)
Renata Januário (Grupo Aliança Real/RJ)

Pesado
Claudirene Cezar (SEL São José dos Campos/SP)
Rochele Nunes (Sogipa/RS)

Texto: Confederação Brasileira de Judô